Produzir e vender doces é uma excelente alternativa para quem deseja aumentar a renda e garantir um faturamento extra no final do mês. Além disso, pode ser o primeiro passo para quem quer empreender.
De acordo com um relatório de inteligência de mercado, o setor de doces tem uma projeção de crescimento de 3,99% ao ano entre 2022 e 2027. Isso faz deste um ótimo momento para investir no ramo.
Se você está pensando em formalizar seu negócio, saiba que é possível se registrar como Microempreendedor Individual (MEI) e produzir doces em casa, sem a necessidade de alugar um espaço físico.
Interessado nessa ideia? Neste artigo, você encontrará dicas práticas para faturar vendendo doces em casa. Vamos lá!
Quem Vende Doces Pode Ser MEI?
Sim! Se você produz ou vende doces, pode se formalizar como MEI e aproveitar os benefícios dessa categoria, como a facilidade na emissão de notas fiscais e o acesso a direitos previdenciários. Existem várias opções de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) para quem deseja formalizar esse tipo de negócio:
Baleiro(a) independente (CNAE: 4721-1/04): Comércio varejista de doces, balas e bombons.
Confeiteiro(a) independente (CNAE: 1091-1/02): Produção própria de produtos de confeitaria e padaria.
Doceiro(a) independente (CNAE: 5620-1/04): Fornecimento de alimentos preparados, principalmente para consumo domiciliar.
Assim como outros MEIs, você deve seguir regras como o limite de faturamento anual de R$ 81 mil e a obrigatoriedade de pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente.
5 Dicas Para Faturar Vendendo Doces em Casa
Aqui estão cinco estratégias essenciais para começar e ter sucesso vendendo doces em casa:
1. Capacite-se Constantemente
Mesmo que você já tenha experiência na cozinha, investir em capacitação faz toda a diferença. Aprender novas técnicas de confeitaria, entender melhor a gestão financeira e conhecer as melhores práticas de empreendedorismo são fundamentais para seu crescimento.
Hoje, há vários cursos online acessíveis, que podem se encaixar no seu orçamento e no seu tempo. Quanto mais você se aperfeiçoar, mais chances terá de aumentar seu sucesso.
2. Defina Seu Público-Alvo
Mesmo que praticamente todo mundo goste de doces, é essencial definir quem será o seu público principal. Você vai vender para festas? Fornecer para padarias e cafés? Ou quem sabe trabalhar com delivery?
Saber quem são os seus clientes ajuda a focar seus esforços de marketing e definir quais produtos e serviços oferecer. Isso traz mais eficiência e direciona suas ações de forma mais assertiva.
3. Destaque Seus Diferenciais
Em um mercado tão concorrido, ter um diferencial é essencial. Pense no que pode te destacar dos outros vendedores de doces. Pode ser o sabor exclusivo, um atendimento atencioso ou um preço mais competitivo.
Refletir sobre o que torna o seu negócio especial é o primeiro passo para destacar esses pontos aos seus clientes. Com isso, você cria um vínculo mais forte e duradouro.
4. Fique de Olho nas Tendências
O mercado de doces está sempre se reinventando. Por isso, é importante ficar de olho nas tendências. A demanda por doces mais saudáveis, por exemplo, está crescendo bastante. Talvez seja interessante incluir opções sem açúcar ou com ingredientes naturais no seu cardápio.
Estar atualizado e aberto a novidades pode ser o que vai diferenciar o seu negócio e atrair novos públicos. Vale a pena considerar essas mudanças e adaptar o que for possível ao seu estilo de produção.
5. Invista em Marketing
Mesmo que você esteja começando agora, não deixe de divulgar seu trabalho. As redes sociais são ótimas ferramentas para alcançar novos clientes e mostrar seus produtos. Fotos bem tiradas, depoimentos de clientes e promoções podem ajudar a fortalecer sua marca e atrair mais vendas.
Como Abrir um MEI Para Vender Doces?
O processo para abrir um MEI é simples e descomplicado, e segue o mesmo padrão de outras categorias. No entanto, se você quiser um auxílio especializado para garantir que tudo saia perfeito, a Razonet pode ajudar em cada etapa.
Clique aqui e converse com um especialista!