Para que uma empresa seja atrativa, não basta apenas apresentar bons lucros. Ela precisa ter um potencial para expandir e aumentar os rendimentos sem impactar na qualidade do produto ou do serviço ofertado. É o que chamamos de escalabilidade.
Um negócio escalável se torna mais atraente, consegue atender às expectativas dos consumidores e tem mais chances de conquistar novos investidores. E não é só isso! Também é importante para o desempenho geral e eu já vou te explicar o porquê.
Neste artigo, descubra o que é escalabilidade, por que ela é tão importante e como aplicá-la ao seu negócio!
Um negócio escalável se torna mais atraente, consegue atender às expectativas dos consumidores e tem mais chances de conquistar novos investidores. E não é só isso! Também é importante para o desempenho geral e eu já vou te explicar o porquê.
Neste artigo, descubra o que é escalabilidade, por que ela é tão importante e como aplicá-la ao seu negócio!
O Que é Escalabilidade?
Embora seja essencial para todas as empresas, escalabilidade não é uma palavra que nos deparamos todos os dias, não é mesmo?
Escalabilidade é a capacidade que uma empresa tem de se expandir, se desenvolver, se adaptar e aumentar os lucros sem enfrentar problemas financeiros ou perder a qualidade do produto (ou serviço) ofertado. Ela é vista como um alinhamento entre eficiência e lucratividade enquanto o negócio está em crescimento.
Quer um exemplo prático? Pense em uma pessoa que é especialista em determinado assunto e cria um curso online para ensinar outras pessoas. Para gravar o primeiro curso ela precisa de um espaço adequado, equipamentos e uma equipe de suporte. Agora vamos supor que esse curso foi sucesso a nível nacional e o profissional decidiu gravar outras aulas para vender através da internet.
Para expandir o negócio, o empreendedor não precisa de nada além do que ele usou inicialmente (claro que poderá escolher um espaço melhor, equipamentos de alta qualidade e uma equipe mais profissional, mas nada que possa impactar diretamente na lucratividade do negócio). Ou seja, mesmo com o crescimento, o custo continua praticamente o mesmo.
O contrário acontece com um motorista de aplicativo, por exemplo. Se ele quiser receber mais dinheiro precisará dedicar mais horas ao trabalho, abrir mão de momentos de lazer e aumentar seus custos... Em outras palavras, se trata de um negócio não escalável.
Esse é apenas um exemplo, mas eu posso afirmar que qualquer empresa pode melhorar a escalabilidade, inclusive os empreendedores que pensam em expandir. Basta ter objetivos claros, estabelecer planos reais e aplicar as estratégias corretas.
Escalabilidade é a capacidade que uma empresa tem de se expandir, se desenvolver, se adaptar e aumentar os lucros sem enfrentar problemas financeiros ou perder a qualidade do produto (ou serviço) ofertado. Ela é vista como um alinhamento entre eficiência e lucratividade enquanto o negócio está em crescimento.
Quer um exemplo prático? Pense em uma pessoa que é especialista em determinado assunto e cria um curso online para ensinar outras pessoas. Para gravar o primeiro curso ela precisa de um espaço adequado, equipamentos e uma equipe de suporte. Agora vamos supor que esse curso foi sucesso a nível nacional e o profissional decidiu gravar outras aulas para vender através da internet.
Para expandir o negócio, o empreendedor não precisa de nada além do que ele usou inicialmente (claro que poderá escolher um espaço melhor, equipamentos de alta qualidade e uma equipe mais profissional, mas nada que possa impactar diretamente na lucratividade do negócio). Ou seja, mesmo com o crescimento, o custo continua praticamente o mesmo.
O contrário acontece com um motorista de aplicativo, por exemplo. Se ele quiser receber mais dinheiro precisará dedicar mais horas ao trabalho, abrir mão de momentos de lazer e aumentar seus custos... Em outras palavras, se trata de um negócio não escalável.
Esse é apenas um exemplo, mas eu posso afirmar que qualquer empresa pode melhorar a escalabilidade, inclusive os empreendedores que pensam em expandir. Basta ter objetivos claros, estabelecer planos reais e aplicar as estratégias corretas.
Por que é tão importante?
A escalabilidade é importante porque torna o negócio mais atrativo para o mercado financeiro, chama a atenção de potenciais investidores e, principalmente, conquista mais consumidores. Empresas escaláveis tendem a:
● Elevar o nível de competitividade com concorrentes do mesmo ramo;
● Ter mais lucros e gerar menos custos;
● Apresentar um valor de mercado alto;
● Conseguir se expandir com mais facilidade;
● Conquistar investidores dispostos a fazer um bom aporte;
● Atingir processos que possam ser replicados sem gastos maiores.
Isso significa que a escalabilidade pode ser o ponto chave para que a empresa desperte o interesse e consiga se desenvolver ainda mais. É uma forma de olhar para o futuro e conseguir se preparar sem medo de dar o próximo passo.
● Elevar o nível de competitividade com concorrentes do mesmo ramo;
● Ter mais lucros e gerar menos custos;
● Apresentar um valor de mercado alto;
● Conseguir se expandir com mais facilidade;
● Conquistar investidores dispostos a fazer um bom aporte;
● Atingir processos que possam ser replicados sem gastos maiores.
Isso significa que a escalabilidade pode ser o ponto chave para que a empresa desperte o interesse e consiga se desenvolver ainda mais. É uma forma de olhar para o futuro e conseguir se preparar sem medo de dar o próximo passo.
Como tornar seu negócio escalável?
Agora que você entende o conceito, vamos dar uma olhada em como aplicá-lo ao seu negócio.
Antes de mais nada, é importante deixar claro que, para escalar a sua empresa, é essencial conhecer bem o seu nicho e o público-alvo. Isso porque cada tipo de negócio tem diferenciais específicos e precisa de estratégias assertivas para funcionar.
Por exemplo: o que foi um sucesso para um marketplace pode causar o efeito contrário para um vendedor. Portanto, não saia lançando “flechas” para todos os lados.
Eu separei algumas dicas práticas para tornar o seu negócio escalável e garantir o crescimento da sua empresa:
Antes de mais nada, é importante deixar claro que, para escalar a sua empresa, é essencial conhecer bem o seu nicho e o público-alvo. Isso porque cada tipo de negócio tem diferenciais específicos e precisa de estratégias assertivas para funcionar.
Por exemplo: o que foi um sucesso para um marketplace pode causar o efeito contrário para um vendedor. Portanto, não saia lançando “flechas” para todos os lados.
Eu separei algumas dicas práticas para tornar o seu negócio escalável e garantir o crescimento da sua empresa:
Defina seus objetivos
Durante todo o processo, é extremamente importante saber onde você quer chegar para conseguir implementar as estratégias corretas. Por isso, a dica é estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo e ir em busca dos resultados.
Imagine o proprietário de uma loja física que deseja aumentar as vendas mas não pretende mudar de endereço nem pode alugar um espaço maior.
O que pode ser feito? Bem, uma boa alternativa seria expandir o seu negócio através da internet e chegar, virtualmente, a locais que não poderia com a loja física.
Imagine o proprietário de uma loja física que deseja aumentar as vendas mas não pretende mudar de endereço nem pode alugar um espaço maior.
O que pode ser feito? Bem, uma boa alternativa seria expandir o seu negócio através da internet e chegar, virtualmente, a locais que não poderia com a loja física.
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia trouxe - e ainda traz - inúmeras possibilidades para as empresas. E quem sabe aproveitá-la tem muito mais chance de crescer sem precisar fazer um grande investimento.
Algumas formas de usá-la a seu favor é:
● Fazer o gerenciamento de estoque online
● Vender em diferentes marketplaces
● Ter um um contato mais direto com o público
● Usar o omnichannel (estratégia de vendas que envolve mais de um canal), recorrendo aos chatbots, etc.
Algumas formas de usá-la a seu favor é:
● Fazer o gerenciamento de estoque online
● Vender em diferentes marketplaces
● Ter um um contato mais direto com o público
● Usar o omnichannel (estratégia de vendas que envolve mais de um canal), recorrendo aos chatbots, etc.
Escute Seu Público
O mundo muda a todo momento e as necessidades dos seus potenciais clientes também. Por isso, um dos principais pontos da escalabilidade é a adaptação. Quanto mais rápido você conseguir se adaptar, mais fácil será para escalar o seu negócio.
Sendo assim, não se acomode! Colete feedbacks, fique de olho nas tendências, entenda as dores reais, trabalhe pensando na resolução de problemas e evolua junto com o mercado.
Busque novas oportunidades
Por fim, lembre-se que um negócio escalável nunca para de crescer. Então, pense nele como um processo contínuo para evitar a estagnação.
E a melhor forma de fazer isso é estando sempre um passo à frente. Estar atento às novidades e ir em busca das mudanças é a melhor forma de se expandir. Busque conhecimento, aprenda com especialistas, ensine o que você já sabe e descubra formas de agregar ainda mais valor à sua marca.
Dessa forma, o seu negócio nunca vai parar de crescer e você conseguirá atingir seus objetivos com muito mais facilidade! E para alcançar esse crescimento você precisa de uma contabilidade de confiança. Aqui na Razonet nós descomplicamos a sua contabilidade enquanto você foca 100% no crescimento do seu negócio.
Quer saber como? Clique aqui para falar com um especialista do nosso time. Será um prazer te ajudar!
E a melhor forma de fazer isso é estando sempre um passo à frente. Estar atento às novidades e ir em busca das mudanças é a melhor forma de se expandir. Busque conhecimento, aprenda com especialistas, ensine o que você já sabe e descubra formas de agregar ainda mais valor à sua marca.
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