O Que NÃO TE CONTAM Sobre a Venda de Serviços: Como Vender Mais e Melhor

28/11/2022 às 13:55:50 • 10 minutos
O Que NÃO TE CONTAM Sobre a Venda de Serviços: Como Vender Mais e Melhor
Ao ler o título, é possível que você tenha pensado que esse é só mais um artigo ensinando técnicas genéricas para vender serviços. Então já vamos deixar uma coisa bem clara.

NÃO É!

Basta dar um google para encontrar centenas de conteúdos que prometem muito mais do que podem cumprir. Ao buscar dicas para aumentar a venda dos seus serviços, eu tenho certeza que você se deparou com títulos mais ou menos assim:

“A melhor técnica de vendas”
“Dicas infalíveis para vender mais”
“A técnica definitiva para aumentar suas vendas”

E por aí vai.

Perceba que eu não estou dizendo que você não pode extrair valor de outros conteúdos. De forma alguma. É bem provável que você encontre alguns passos que podem ser importantes, principalmente se você está começando agora a empreender.

O que quero dizer é: esse artigo será diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto. Não irei falar de coisas que você já sabe, como bom atendimento, serviço de qualidade, relacionamento e preço competitivo.

Se você encontrou e clicou nesse conteúdo, certamente está buscando a excelência, então vou partir do princípio de que você já sabe como cumprir os 4 elementos acima.

Mas se hoje nós não vamos conversar sobre as técnicas e passos básicos para efetuar mais vendas, o que vamos abordar?

Fico feliz que perguntou. 😁

Como prometido no título, eu vou te mostrar 3 princípios extremamente poderosos para vender mais e melhor, que dificilmente alguém te conta por aí.

Esses princípios são: Autoridade, Conteúdo e Prova Social.

Pode-se dizer que eles funcionam como uma abordagem indireta que não necessariamente tenta vender. Mas acredite, melhora muito a forma como o cliente vê o seu negócio.

Vale lembrar que esses 3 princípios podem ser aplicados em qualquer negócio, seja você um cozinheiro, dentista, eletricista e etc.

Vamos lá.

Autoridade

Quando você não está se sentindo muito bem e decide ir ao médico, você está buscando a resolução de um problema que não pode resolver sozinho. Então você entra no consultório, responde algumas perguntas, faz alguns exames e recebe o diagnóstico.

Baseado nisso, o médico irá te dizer exatamente o que fazer e quais remédios tomar para que você se recupere da melhor forma possível. Mas porque você escuta os conselhos de uma pessoa que nem te conhece direito?

Apesar da resposta parecer óbvia, a verdade é que você vê aquele profissional como uma figura de AUTORIDADE.

Claro que essa autoridade não surgiu do nada. Para que ela fosse construída devemos considerar alguns elementos:

Conhecimento: Você confia no médico porque sabe que ele dedicou anos da sua vida a aprender sobre o funcionamento do corpo humano e como curá-lo. Tenho certeza que você não daria tanto valor à opinião de um estudante do primeiro ano de medicina, certo?

Experiência: Após anos de estudo, todo médico precisa passar por um período de residência, que é feito justamente para adquirir experiência junto a profissionais veteranos. Resultados: Outro ponto forte na construção de autoridade é a demonstração de resultados. Se você precisasse passar por um processo cirúrgico, você escolheria um médico que realizou 10 cirurgias bem sucedidas, ou outro que realizou 200?

Tudo isso também pode ser aplicado ao seu negócio, seja ele qual for. Ser visto como autoridade aumenta a confiança que o cliente tem por você. E além de trazer mais clientes, diversos empreendedores conseguem cobrar mais pelos serviços, uma vez que o valor do seu trabalho aumenta aos olhos das pessoas.

Mas digamos que você possui muito conhecimento, experiência e um grande acúmulo de bons resultados. Como as pessoas saberão disso?

É bem comum que bons prestadores de serviço recebam indicações de seus clientes. Mas para alcançar mais pessoas e ser visto como autoridade na internet, a melhor forma é a criação de conteúdo. 

Conteúdo

Você já deve ter percebido que os 3 princípios que vamos explorar nesse artigo estão bastante conectados. Afinal, produzir conteúdo de qualidade é a melhor forma de mostrar o seu valor para ser visto como autoridade.

Diferente do que muitos pensam, entregar conteúdo gratuito não vai te impedir de conquistar novos clientes. Existe essa crença que diz que, se você já está entregando todo o conteúdo gratuitamente, os clientes não precisarão mais dos seus serviços.

Para ilustrar, vamos pensar em uma maquiadora que possui um estúdio de beleza e também produz conteúdo dando dicas de maquiagem para suas seguidoras. Mesmo que as pessoas aprendam coisas como automaquiagem, melhores combinações de cores e etc, quando precisarem de uma maquiagem profissional para um casamento, por exemplo, é certo que irão procurar uma profissional.

Aqui, o segundo pilar já está construído, e é nítido que os clientes tendem a procurar profissionais que projetam autoridade e criam um laço de confiança. É exatamente isso que desejo te mostrar.

Produzir conteúdo gera o vínculo e autoridade que você precisa para alcançar novos clientes, assim como cobrar mais pelos seus serviços.

Prova Social

Finalmente chegamos ao terceiro princípio: a Prova Social.

Então você se tornou uma autoridade, produz conteúdo relevante e já está conquistando novos clientes. Mas o que mais pode ser feito para melhorar ainda mais as suas vendas? 

Bem, para início de conversa, é possível usar a satisfação dos novos clientes que você conseguiu para atestar a qualidade do seu trabalho. Quando se tem clientes felizes com o seu serviço, conseguir provas sociais é bastante fácil, pois as pessoas gostam de falar daquilo que as deixa satisfeitas.

Para este último exemplo, imagine que você precisa pintar a sua casa e procura um profissional na internet.

De um lado você tem vários anúncios frios com nome e telefone de contato. Mas ao navegar um pouco mais a fundo você encontra um pintor com site e perfil no Instagram.

O segundo pintor produz conteúdo dando dicas e tira as dúvidas dos seguidores, além de possuir uma galeria com fotos e vídeos de trabalhos realizados e uma parte cheia de depoimentos de clientes satisfeitos exaltando a qualidade do trabalho, prazo e bom atendimento.

Esses depoimentos são o que chamamos de prova social, e seu objetivo é justamente mostrar para as pessoas que você já atendeu outros clientes que ficaram tão satisfeitos com o seu trabalho, a ponto de escrever ou gravar um depoimento recomendando os seus serviços.

Indo Além

Bem, agora que você entende a importância de estabelecer autoridade, criar conteúdo e reunir provas sociais, eu tenho certeza que já teve algumas ideias enquanto lia. Se você aplicar esses princípios ao seu negócio, certamente irá alcançar novos patamares em um tempo muito menor comparado aos seus concorrentes.

Ah, e vale lembrar que ao empreender e vender os seus serviços é importante fazer tudo dentro dos conformes. Eu sei que quando se empreende é preciso cuidar de muitas coisas, então é por isso que eu recomendo que você deixe a parte contábil nas mãos de quem entende.

Até a próxima. 😄

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