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4 dicas para separar contas pessoais da empresa

Descomplicando A Sua Gestão Contabilidade
Aprenda a manter suas finanças pessoais e empresariais separadas com 4 dicas essenciais para organizar o fluxo de caixa.

Um dos erros mais comuns entre pequenos empreendedores é misturar as finanças pessoais com as da empresa, e isso pode comprometer a saúde financeira do negócio.

Muitos donos de empresas acabam retirando dinheiro da empresa para cobrir despesas pessoais ou pagam custos do negócio com suas contas pessoais, sem perceber os problemas que isso pode causar a longo prazo.

Vamos considerar o caso de Alexandre, um empreendedor digital que não separa as finanças da empresa das suas próprias. Ele paga suas despesas pessoais, como supermercado, com o dinheiro do negócio, e às vezes cobre custos da empresa, como reuniões e deslocamentos, com seu próprio dinheiro. Embora pareça inofensivo no curto prazo, essa falta de divisão entre o patrimônio pessoal e o da empresa pode prejudicar a gestão financeira de ambos.

Neste artigo, vamos mostrar a importância de separar as contas e oferecer 4 dicas simples para que você possa manter suas finanças organizadas e garantir o sucesso da sua empresa. Vamos lá?

O princípio da entidade

Até 2016, a separação de patrimônio era uma exigência legal e parte dos princípios da Contabilidade, determinando que o patrimônio da empresa deve ser separado do patrimônio pessoal dos sócios. Esse princípio continua sendo essencial para manter um fluxo de caixa saudável, mesmo que não seja mais uma exigência formal.

Quando as contas se misturam, é difícil saber quanto a empresa está realmente lucrando, quais são os custos reais e se o negócio está progredindo, por isso separamos aqui 4 dicas para você separar as contas:

 

1. Tenha contas bancárias separadas

A dica pode parecer simples, mas muitas pequenas empresas ainda não abrem contas bancárias empresariais. Ter contas separadas facilita o controle de entradas e saídas da empresa e mantém as finanças pessoais isoladas dos gastos do negócio.

 

2. Estabeleça um salário para você

Evite utilizar o dinheiro da empresa conforme sua necessidade pessoal. Estabeleça um salário fixo para você, como faria com qualquer outro funcionário. Isso ajuda a manter um controle mais rígido sobre suas retiradas. Como explica Luana Menegat, gerente de operações da Razonet: "A necessidade da pessoa física sempre será alta, por isso é importante definir um salário conforme a função exercida".

Se preferir, também é possível optar pela distribuição de lucros em vez de pró-labore. Determine um período para fechar a planilha financeira e planeje as retiradas de forma organizada, decidindo o que será reinvestido na empresa.

 

3. Separe as despesas da empresa e as pessoais

Um dos maiores erros é usar o dinheiro da empresa para cobrir despesas pessoais e vice-versa. Se um almoço for de negócios, pague com o dinheiro da empresa. Se o Uber for para uma atividade pessoal, use sua conta pessoal. Manter essa divisão é fundamental para um controle eficaz do fluxo de caixa.

 

4. Busque ajuda profissional

Contar com a ajuda de softwares de gestão financeira pode ser uma solução para manter as finanças organizadas. Além disso, a consultoria de um contador pode ajudar a controlar prazos, identificar problemas e encontrar as melhores soluções.

A Razonet oferece apoio para que você tenha mais autonomia e controle sobre a contabilidade do seu negócio. Fale com um dos nossos especialistas clicando aqui.