Saiba a importância da DRE

06/05/2022 às 17:32:43 • 5 min de leitura
Saiba a importância da DRE
Saiba a importância da DRE
Você já ouviu falar na DRE? A Demonstração do Resultado do Exercício permite a análise mensal ou anual do desempenho financeiro de qualquer empresa. É um relatório contabilístico, elaborado em conjunto com o Balanço Patrimonial. Através dele é possível fazer uma análise se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo. 

Sua análise correta ajuda na tomada de decisões que garantirão o crescimento da sua empresa. E disso a gente entende! Você já ouviu falar que aqui ajudamos o empreendedor a decolar com o seu negócio? Então, é basicamente isso! Outro ponto importante é que a DRE ajuda o governo avaliar se os impostos foram calculados corretamente. 

Aqui, temos um ponto de alerta: A DRE deve ser assinada por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e é nesse momento que o seu negócio pode contar com a Razonet.

A Lei 6.404/1976, estabelece um modelo padrão de documento. Segundo o artigo 187, para colocar essa Demonstração em prática, precisamos levar em consideração alguns fatores relevantes:
  • Receita das vendas: o total da receita gerada pela venda do produto ou serviço;
  • Deduções e impostos: abatimentos de impostos relacionados diretamente com as vendas, como o ICMS;
  • Receita líquida: seria o total da receita menos o valor de impostos sobre o faturamento e as devoluções de venda;
  • Custo de Produtos Vendidos (CVP) ou Custo de Mercadorias Vendidas (CMV): gastos relacionados à atividade final da empresa, seja compra de mercadorias, custo para desenvolvimento do produto, salários relacionados à produção ou prestação de serviços, entre outros;
  • Despesas operacionais: os desembolsos que não estão relacionados à produção, exemplo, frete para entrega, salários administrativos, gastos com vendas e marketing, etc;
  • Receitas e despesas não operacionais: todos os recebimentos e desembolsos que não são relacionados diretamente à atividade da empresa, mas que ocorreram durante o ano. Por exemplo, venda de um imobilizado (equipamentos) da própria empresa.
  • Resultado do exercício: equivale aos lucros ou aos prejuízos verificados depois de todas as receitas e despesas citadas anteriormente;
  • Outros fatores.
Agora, vamos entender como é realizada a análise da DRE?
 
Análise Vertical
Através desse método é possível acompanhar os percentuais que representam cada conta de custos ou despesas em relação ao próprio grupo. Se não estiverem estáveis, com essa análise é possível identificar os itens que geram impactos além do esperado.
 
Análise Horizontal
Identifica o aumento e a diminuição de fatores específicos, como receitas, custos e despesas entre um período ou outro. Nesse caso, a análise pode ser comparada entre o mês atual e o mês anterior. Além disso, dá para monitorar de maneira mais efetiva a rentabilidade dentro da empresa, e também a sazonalidade das operações. Por exemplo, uma sorveteria vai ter mais receitas nos meses de verão do que nos meses de inverno.
 
DRE Planejado X Realizado
Visualize se as suas metas estão sendo alcançadas fazendo uma comparação do que estava planejado e do que vem sendo realizado. Para isso, é importante sempre ter um planejamento de suas operações antes de começar o mês ou o ano.
 
Resumindo, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma ótima aliada para empresas que buscam avaliar a saúde e a gestão financeira dos negócios. Ela é uma opção para quem busca observar resultados, alcançar soluções e resolver problemas.

Se você quer saber como estrutura o financeiro da sua empresa, clique aqui. E não esqueça que a Razonet está aqui para te auxiliar. É só chamar a nossa equipe no WhatsApp.

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, servindo conteúdos personalizados e analizando nosso tráfego para melhorar a performance. Clique no botão "Estou ciente e aceito" para consentir com nossa utilização de cookies.