O que é uma franquia?

06/05/2022 às 17:32:07 • 4 min de leitura
O que é uma franquia?
Tudo sobre franquias: o que é, como funciona e como abrir. 
O assunto de hoje é franquia! Provavelmente você já deve ter ouvido falar, mas ainda tem dúvidas em como montar uma e como funciona isso na prática. Acertamos? Então, no artigo de hoje vamos descomplicar esse assunto!

O que é uma franquia?
Resumidamente, a franquia é uma cópia de uma empresa que deu certo! É isso mesmo, um negócio que já foi planejado e já possui uma estrutura. Um exemplo? Uma empresa de Açaí que tem na sua cidade, na cidade vizinha, no estado vizinho e por aí vai! A estrutura é a mesma, a marca é mesma! Os franqueados investem na abertura dessa unidade e pagam algumas taxas referente ao direito de uso da marca.

Em um empreendimento do zero, você precisa consolidar a empresa no mercado! Você precisa testar o produto, estabelecer rotina, preço, marca e muito mais. Já em uma franquia, o empreendedor recebe auxílio completo no momento da implantação até a operação diária.

A franquia proporciona menos riscos ao negócio, o empresário deverá seguir padrões e orientações preestabelecidas e definidos pelo franqueador, o qual irá cobrar o seu cumprimento.


Como abrir uma franquia?
Agora que você sabe como funciona uma franquia, é hora de colocar em prática. Mas como saber por onde começar? Fica tranquilo(a), temos um passo a passo para te ajudar a abrir uma franquia:

  • O primeiro passo é saber qual é o segmento que você deseja e qual é a franquia que você vai abrir, estude sobre ela e entenda como funciona.
  • Será que esse modelo de negócio vai dar certo na sua região? Faça pesquisas para identificar se você vai ter público para a sua franquia, afinal, de nada adianta a marca ser forte no norte do Brasil e não fazer sucesso no sul.  
  • Quais custos você terá para realizar a abertura da franquia? Coloque tudo no papel e avalie as condições. Nesse momento, é importante ter um planejamento financeiro bem estruturado com previsões para o futuro.
  • Entre em contato com a franqueadora! A franqueadora é a detentora dos direitos sobre a marca ou patente, que cede a terceiro o modelo do seu negócio. Elabore a Circular Oferta de Franquia, entenda as responsabilidades do franqueado e franqueadora, posteriormente basta a assinatura do contrato.
  • E, por último, escolha o ponto comercial.
Falamos acima sobre a Circular Oferta de Franquia, mas o que isso significa? É um documento elaborado pelo franqueador, onde possui todas as condições do negócio, aspectos legais, obrigações, deveres, responsabilidades das partes. É neste documento que vão todas as informações para que o empreendedor entenda o modelo de negócio.

E aí, já está preparado para abrir a sua franquia? Entre em contato com a Razonet agora mesmo e realize o processo de abertura conosco. Esse processo é GRATUITO, você só terá custos extras com as taxas, certificado digital e alvarás. O processo a Razonet faz para você sem custos altos, é só escolher e contratar um de nossos planos. Clique e conheça!

Saiba mais sobre o sistema de franquia, implantação, requisitos e condições na Lei nº 13.966/2019
 
Referências:
Encontre sua Franquia
Sebrae
 

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, servindo conteúdos personalizados e analizando nosso tráfego para melhorar a performance. Clique no botão "Estou ciente e aceito" para consentir com nossa utilização de cookies.