7 Ideias para engajar a sua equipe e melhorar os resultados da sua empresa

17/07/2023 às 00:00:00 • 09 minutos
7 Ideias para engajar a sua equipe e melhorar os resultados da sua empresa
Você sabia que 89% das empresas acreditam que bons resultados estão ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores? E que 94% dos profissionais afirmam que a satisfação no trabalho é influenciada pela atuação de seus líderes?

Pois é! Esses são dados de uma pesquisa realizada por uma consultoria de recrutamento em 2023.

Com base nessas informações, podemos alegar que, para uma empresa alcançar bons resultados e atingir as metas estabelecidas, ela precisa engajar a sua equipe e deixá-la satisfeita. Quer saber como fazer isso? Eu separei algumas ideias que podem te ajudar. 

Confira a seguir por que é tão importante manter os colaboradores engajados e motivados diariamente!


Por que é importante manter a equipe engajada? 

Antes de tudo, vamos a um exemplo prático: 

Suponha que um colaborador X trabalha na empresa Y e sempre teve um bom desempenho. Ele nunca recebe elogios dos seus líderes, mas, quando erra, as reclamações não demoram para chegar.

Será que esse funcionário vai se manter motivado e participativo para entregar bons resultados à empresa por muito tempo? Provavelmente não! 

Ter uma equipe engajada é ter funcionários colaborativos, comprometidos e participativos nas atividades que envolvem a empresa. E isso é extremamente importante porque são pontos cruciais para o crescimento do seu negócio.

Equipes engajadas tendem a ser mais produtivas, criativas e, normalmente, transparecem essa motivação ao consumidor final. 


Estratégias para engajar a sua equipe e aumentar a produtividade 

Confira a seguir 7 formas de manter a sua equipe engajada e melhorar os resultados da empresa de forma orgânica!

1. Reconheça o esforço de cada membro

Com a rotina do dia a dia, talvez fique difícil parar todos os dias e parabenizar os colaboradores pelo bom desempenho. No entanto, é essencial que você reserve alguns momentos para reconhecer o esforço dos funcionários que dão o seu melhor para atingir bons resultados.

De preferência, fale pessoalmente, em público e ressalte o quanto eles são importantes para a empresa. Isso porque, geralmente, as pessoas gostam de saber que estão no caminho certo e que o esforço feito não está sendo em vão.

2. Ofereça recompensas

Embora o reconhecimento por meio de elogios seja importante, ele não deve ser o único. Afinal, atitudes valem bem mais que palavras.

Portanto, busque formas de recompensar a equipe quando tudo estiver saindo conforme o planejado. O incentivo financeiro, normalmente, costuma agradar bastante. Porém, se você ainda não dispõe de um orçamento para isso, pense em outras formas de agradá-los.

Algumas ideias legais são: fazer posts de reconhecimento, dar folgas remuneradas, presentear com vales para cinema, restaurante ou compras em determinado estabelecimento, oferecer brindes e montar presentes personalizados etc.

Opte por coisas que eles gostariam de receber com o orçamento que você tem disponível.

3. Invista em desenvolvimento profissional

Quer funcionários habilidosos e bem preparados? Invista nisso! Muitas pessoas consideram um “gasto desnecessário”, mas é essencial pensar nas ações como um investimento, tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Oferecer cursos, treinamentos, mentorias e planos de carreira contribui para que a equipe se desenvolva e sinta-se motivada para dar um salto na carreira.

Lembre-se que boas empresas são feitas de bons colaboradores. Então, estimular o crescimento deles também é impulsionar o seu negócio.

4. Crie um ambiente de trabalho saudável

Cobranças, reclamações, brigas, pressão e competições não são recomendadas no ambiente de trabalho, mesmo que a rotina seja corrida e cheia de desafios. Sendo assim, tenha atitudes positivas e transmita isso a todos os colaboradores.

Seja empático, ofereça flexibilidade, aprimore a comunicação, dê espaço para que todos possam falar e se expressar, crie uma rotina de feedbacks, estimule o respeito, priorize a diversidade, dê autonomia e saiba lidar com os erros dos outros.

Normalmente, ambientes profissionais saudáveis deixam os colaboradores mais seguros, produtivos e felizes.

5. Deixe claro o quanto o seu time é importante para a empresa

É certo que, naturalmente, os funcionários sabem que são parte crucial para o bom funcionamento da empresa. No entanto, isso nem sempre é o bastante para que eles deem o seu melhor.

Para engajar sua equipe, é extremamente importante deixar claro que ela é essencial para o andamento do seu negócio e que você tem consciência disso. Mas também é preciso mostrar que o lado pessoal de todos os profissionais é importante.

Sabe como? Comemore aniversários, parabenize pela realização de sonhos (filhos, casamentos, êxitos acadêmicos...), disponibilize day off, seja flexível com horários e locais de trabalho (quando for possível) etc.

Mostre para os seus colaboradores que eles não são vistos como máquinas, mas como pessoas que têm sentimentos, problemas e uma vida fora da empresa.

6. Estabeleça metas reais e alcançáveis

Normalmente, a intenção dos líderes e donos de empresas é engajar a equipe para obter bons resultados, certo? Porém, eles não podem exigir mais do que o necessário só porque motiva os funcionários. É preciso ser realista!

Estabeleça metas para serem cumpridas, desde que elas sejam alcançáveis. Caso contrário, todo o seu trabalho com engajamento será feito em vão.

Se a intenção é vender um valor X no mês, por exemplo, você deve oferecer ferramentas (como campanhas, ações, treinamentos...) para que isso aconteça com mais facilidade. Não adianta pedir que o time de vendas “se vire”, se nada mudar internamente.

7. Promova ações internas

Provavelmente você faz ações para agradar os seus clientes, não é mesmo? Então, que tal começar a pensar em atividades voltadas para o público interno também? Não precisa ser algo grande ou muito recorrente, mas é muito importante promover momentos de descontração e reconhecimento na sua equipe.

Happy hours, comemorações, gincanas e eventos são algumas ideias que costumam dar certo. É legal separar algumas datas comemorativas e pensar em atividades que podem deixar os seus funcionários empolgados. Com certeza, o engajamento da sua equipe vai melhorar bastante.

Aqui na Razonet, por exemplo, nós fizemos um evento muuuuito legal. Veja só!

E aí, gostou das dicas? No Blog da Razonet você encontra vários outros artigos que vão contribuir para o desenvolvimento do seu negócio. Vale a pena conferir! 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.