7 Dicas Poderosas Para um Pitch Matador

20/10/2022 às 16:43:09 • 10 minutos
7 Dicas Poderosas Para um Pitch Matador
Começar uma startup nunca foi tarefa fácil, e todos os passos são de suma importância para a criação de um negócio de sucesso. Tudo começa com uma ideia cujo objetivo é fazer algo de forma melhor, mais rápida ou mais barata. Esse é o ponto da virada de chave na cabeça do empreendedor e quando começa toda a empolgação ao vislumbrar a possibilidade de ter uma startup de sucesso.

Apesar deste momento quase poético, daí em diante é preciso colocar a mão na massa e trabalhar duro para que aquele momento de iluminação se torne realidade, melhorando, de alguma forma, a vida das pessoas.

Se você se interessou em clicar nesse título, é bem provável que já tenha o seu próprio negócio ou esteja se preparando para tê-lo. E dentre todas as etapas entre ter uma ideia e se estabelecer no mercado, o pitch costuma ser o terror da maioria dos empreendedores.

O pitch é o momento em que você se encontra com possíveis investidores para vender a sua ideia. E não é incomum que o nervosismo tome conta ante a possibilidade de uma resposta positiva, sendo o divisor de águas que poderá transformar para sempre o seu negócio.

E mesmo que a sua ideia ou negócio estejam muito bem trabalhados, isso quase não fará diferença se você não souber como apresentar isso aos investidores. Vamos pensar no exemplo abaixo.

Se lembra no colégio quando havia um trabalho em grupo que valia 20 pontos para fazer e apresentar? Geralmente a nota era dividida da seguinte forma:

10 pontos pelo trabalho
10 pontos pela apresentação

Isso significa que, mais do que saber fazer e executar, para alcançar a nota máxima era preciso apresentar bem, ou seja, dominar a arte de transmitir uma ideia de forma clara. O mesmo acontece na apresentação de um pitch.

Você já cuidou dos bastidores e fez um trabalho incrível colocando tanto esforço e dedicação, mas agora é o momento de fazer os investidores entenderem de fato o que é o seu negócio, qual a relevância e como ele pode gerar receita.

Então fique até o final porque hoje eu vou compartilhar com você 7 dicas poderosas para fazer um pitch matador e conseguir de vez o tão sonhado investimento anjo.

Conhecimento de Mercado

Não se engane ao pensar que, ao apresentar o seu negócio ou ideia para possíveis investidores, eles irão avaliar apenas o negócio em si ou o seu conhecimento do produto. Mais do que em uma ideia, um investidor anjo investe em pessoas. Por esse motivo é extremamente importante que você demonstre ser uma pessoa interessada e que vai atrás do conhecimento necessário para gerir uma startup.

Uma das melhores formas de demonstrar que você possui as qualidades citadas acima é entender profundamente sobre o mercado em que você deseja atuar. É esperado que você entenda sobre o seu negócio, afinal, foi você quem o criou. No entanto, alguns empreendedores acabam negligenciando o entendimento do mercado como um todo, mostrando pouco ou nenhum conhecimento sobre concorrência, movimentação de capital e principais tendências.

Imagine, por exemplo, o capitão de um navio. É óbvio que ele conhece o seu navio, suas forças, fraquezas, tripulação e etc. Mas esse conhecimento não é o bastante para navegar. Antes de partir em viagem é preciso conhecer as águas por onde ele irá passar, qual direção e força do vento, possíveis tempestades e altura das ondas.

Da mesma forma, ao mostrar para os investidores que você entende e domina o mercado em questão, eles certamente se sentirão mais seguros por perceberem que você decidiu exatamente onde quer chegar e, mais importante, sabe como fazê-lo.

Problema

Toda startup nasce com o objetivo de resolver um problema, seja ele de processo, preço ou qualidade. E entender bem o mercado é o primeiro passo para identificar este problema e apresentá-lo durante o pitch.

Vamos pensar, por exemplo, no iFood. Qual é o problema do mercado que permitiu o surgimento de um dos maiores unicórnios do Brasil?

Processo manual: para pedir um lanche numa sexta à noite, mesmo com a internet, o usuário precisava procurar diversos lugares, olhar cardápio por cardápio e passar muito tempo ligando para cada um deles.

Qualidade: antes do iFood o usuário não tinha acesso a um sistema de notas para saber o que outros clientes acham sobre o estabelecimento.

Estes são apenas alguns exemplos de problemas do mercado para usarmos como parâmetro ao falarmos da solução. 

Solução (Diferencial)

Após apresentar o problema para os investidores, é hora de mostrar como a sua startup é capaz de resolvê-lo. Esse é o momento para criar um gancho com uma fraqueza do mercado e demonstrar por A+B que a sua empresa é a solução ideal.

Outro ponto importante é apresentar os seus diferenciais. Pense comigo: uma padaria resolve o problema do cliente querer um pão quentinho logo cedo, mas qualquer padaria pode fazer isso. No entanto, uma padaria que oferece um drive-thru possui um diferencial.

Continuando o exemplo do iFood, quais soluções eles oferecem para os problemas citados anteriormente?

Problema: Processo manual
Solução: um aplicativo que compila diversos restaurantes, mostra os estabelecimentos mais próximos, separa os produtos por categoria e conta com cardápios completos com fotos e de fácil acesso.

Problema: Qualidade
Solução: adicionar ao app uma funcionalidade de notas para os estabelecimentos. Além do sistema de classificação por estrelas, os clientes também podem deixar comentários sobre o restaurante e o pedido. Dessa forma, outros clientes podem saber mais sobre um estabelecimento antes de comprar.

Números

Nesse outro artigo onde nós falamos sobre a queda de investimento nas startups, eu mencionei que uma das coisas que mais irrita um investidor é a falta de transparência na hora do pitch.

É comum que o empreendedor se preocupe com muitas coisas ao mesmo tempo e, por vezes, acabe negligenciando uma informação ou outra sobre o seu negócio. Mas este é um erro que não pode ser cometido durante o pitch.

Inclusive, aqui na Razonet nós temos um aplicativo completo e exclusivo em que nossos clientes têm acesso a todos os dados e números da empresa, capaz de gerar relatórios que podem ser de grande ajuda para um pitch de sucesso. 

Monetização

Por mais inovadora que seja a sua ideia, no fim das contas os investidores querem saber como você pretende ganhar dinheiro com ela. Portanto, explique bem a forma como a sua empresa fará para gerar receita. Será através da venda de produtos ou prestação de serviços? A atuação será online ou offline? Será por vendas avulsas ou através de uma assinatura recorrente?

O iFood, por exemplo, gera receita através de uma mensalidade paga pelos restaurantes, e a cobrança de um percentual sobre cada pedido feito através do app.

Objetividade

Por mais que possa ser tentador explicar tudo da forma mais detalhada possível, lembre-se de valorizar o tempo dos investidores. Uma técnica interessante para se tornar mais objetivo é criar um plano de apresentação e depois ir cortando os pontos de menor relevância.

Apresente tudo o que você precisa de forma clara e objetiva, sem ficar tocando em pontos que não são relevantes para os ouvintes. Se você fizer isso, os investidores, além de entenderem de forma rápida do que se trata o seu negócio, também terão mais tempo para fazer perguntas e tirar dúvidas antes de decidirem investir.

Pratique

Por último mas não menos importante, lembre de treinar o seu pitch quantas vezes forem necessárias. Este momento é extremamente crucial e quanto mais preparado você estiver, maiores serão as chances de conseguir um tubarão para investir no seu projeto.

Conclusão

Ah, e eu tenho uma dica extra antes de nos despedirmos: absorva ao máximo o feedback dos investidores. Vamos pensar no Shark Tank. É comum que, mesmo aqueles investidores que não entram no seu projeto deem dicas e feedbacks valiosos.

Então se um investidor disse não para a sua proposta e apresentou um motivo claro para isso, mantenha a mente aberta para entender o motivo e se preparar melhor para o próximo pitch.

Criar uma startup é uma tarefa extremamente trabalhosa e pode se tornar bem estressante, e eu espero que, ao absorver essas dicas você possa preparar o seu pitch da melhor forma possível para que se sinta confiante na hora de falar.

E se você quer ter acesso ao nosso aplicativo para apresentar números assertivos na hora de vender a sua ideia, clique aqui para falar com um membro da nossa equipe e entrar para o time Razonet. 

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