Razonet Bank

06/05/2022 às 17:30:29 • 4 min de leitura
Razonet Bank
O que é?
Junte as palavras finanças e tecnologia e você terá uma fintech! Simples assim? Nem tanto para quem executa, mas bastante simples para o usuário final. Uma fintech é uma empresa que oferece serviços financeiros, como conta corrente, cartão de crédito, linhas de crédito, possibilidade de realizar pagamentos, emitir boletos, etc., tudo por meio de um aplicativo ou site.
Esses são os serviços comuns aos bancos. Então qual a diferença de uma fintech para um banco tradicional?
A principal diferença é que as fintechs possuem seus serviços automatizados, por isso não possuem atendimento presencial, somente pelo celular ou computador.
 
Como funciona?
Na prática as fintechs possuem a maioria dos serviços operacionais automatizados, isso permite oferecer aos consumidores taxas mais acessíveis, considerando que os custos da operação são menores.
Outra grande vantagem é que as empresas enfrentam uma menor burocracia na hora de emitir boleto, controlar contas, fazer pagamentos e até mesmo para se tornar cliente.
Por exemplo, quando uma empresa nova (recém constituída) deseja abrir uma conta corrente em um banco tradicional é comum que eles peçam um documento chamado declaração de faturamento assinado pelo contador.
Em outras palavras: o banco quer que o empresário defina quanto vai vender nos próximos meses e que seu contador assine embaixo dessas suas vendas futuras! Por outro lado, para essa mesma empresa abrir uma conta em uma fintech, basta apresentar os documentos de constituição da empresa e de endereço. Simples assim.
Além disso, com o uso da tecnologia, uma fintech proporciona uma experiência diferenciada aos clientes que precisam de serviços financeiros. Por ser um ambiente totalmente digital é possível ter mais agilidade e produtividade no seu dia a dia, sem precisar ir até uma agência física.
 
Serviços
Por meio de um aplicativo de celular os serviços que se tem acesso em uma fintech são:
  •  Conta corrente;
  •  Serviços de pagamento (TED, DOC, PIX, Pagamento de títulos e boletos);
  •  Emissão de boletos;
  •  Venda de maquininhas de cartão;
  •  Oferecimento de linhas de crédito;
  •  Alguns tipos de seguro;
  •  Cartão de crédito;
  •  Link de pagamento para e-commerce. 
 
Como isso ajuda o empreendedor?
A principal vantagem é a maior facilidade na hora de realizar as operações financeiras. Basta acessar o aplicativo da fintech e operar de forma imediata. Há uma redução significativa na burocracia, as relações são mais simples e diretas.
Não bastasse toda essa facilidade, o empresário ainda pode se beneficiar com taxas muito menores do que as praticadas pelos bancos tradicionais, pois o largo uso de tecnologia permite que as fintechs tenham um custo de operação reduzido, o que reflete diretamente no bolso do empreendedor.
Nas palavras do nosso Fundador, Odivan Cargnin, CFO do Grupo Habitasul e vencedor do prêmio O Equilibrista 2019, “As Fintechs têm desenvolvido um papel fundamental no mercado brasileiro, simplificam os serviços, diminuem a carga burocrática e estimulam os empreendedores a abrirem o seu negócio, podendo focar no que realmente importa para o seu negócio”.
Aqui na Razonet conversamos diariamente com empreendedores dos mais diversos segmentos e temos alguns exemplos de como as fintechs podem facilitar algumas questões do dia a dia. 
Quer saber mais sobre o Razonet Bank? Então clique aqui e converse com a nossa equipe!

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação com conteúdos personalizados e análise de tráfego para melhorias em performance.