O que você precisa saber sobre Capital de Giro

06/05/2022 às 15:34:53 • 5 min de leitura
O que você precisa saber sobre Capital de Giro
Muitos empreendedores enfrentam uma situação curiosa na gestão das suas empresas, especialmente quando ela está crescendo: fazem negócios excelentes, com bom lucro, expandem as operações, mas falta dinheiro no caixa. Isso ocorre especialmente em empresas do ramo do comércio e da indústria em crescimento. Este fenômeno é, na maioria das vezes, explicado pela necessidade de capital de giro que a empresa precisa. E ocorre em empresas de todos os tamanhos e não raro é ignorado pelo dono do negócio ou pelo gestor.
 
O que é Capital de Giro
O capital de giro é a necessidade de dinheiro que a empresa precisa para cobrir o descompasso do fluxo de caixa ocasionado pelas suas operações de compra, produção e venda.

Imagine que uma empresa compre determinada mercadoria para revender nas plataformas de e-commerce por R$ 1.000,00. A data desta compra vamos chamar de D0. O fornecedor dessa mercadoria, exige o pagamento com 30 dias do seu faturamento e o prazo de entrega é de 15 dias. O período de transporte leva, digamos, 5 dias. Após os 20 dias (15 do fornecedor e 5 do transporte) você recebe essa mercadoria e coloca à venda na plataforma de e-commerce.

A venda na plataforma demora 20 dias para acontecer e é feita por R$ 3.000,00 sendo que o pagamento, pelo comprador, é feito no cartão de crédito em 10 parcelas mensais. Ou seja, para a venda ser concretizada temos 15 dias da entrega, 5 do transporte, 20 de estoque, um total de 40 dias do D0, sendo que recebimento ainda será parcelado a partir desta data. O pagamento para o fornecedor venceu em 30 dias do D0.  É aí que ocorre o descompasso no fluxo do dinheiro.
 
Necessidade do Capital de Giro
Sobre a venda na plataforma devem ser pagos os tributos e as despesas da venda, bem como a comissão da plataforma de e-commerce. O pagamento dessas despesas, não raro, ocorrem antes do recebimento da venda, aumentando ainda mais o descompasso. E, notem, não importa se a venda foi altamente lucrativa, o pagamento do fornecedor acontecerá antes dos recebimentos do cliente, desequilibrando o fluxo de caixa.  

Esse fenômeno é chamado de “necessidade de capital de giro”. Ele é inerente ao negócio e deve ser levado a sério, especialmente no momento da criação do negócio ou da expansão. A necessidade de capital de giro pode ser positiva ou negativa dependendo do ramo de negócio. Alguns negócios que recebem as vendas à vista e pagam a prazo, como os supermercados, tem capital de giro positivo. É importante entender qual a necessidade de capital de giro estrutural do seu ramo de negócio e do seu negócio específico. 

As fintechs e bancos oferecem linhas de crédito para antecipação destas parcelas que são recebidas a prazo. Essas operações são tipicamente chamadas de “capital de giro”. São cobrados juros sobre essa antecipação, que também devem ser considerados na conta. Se o capital de giro não for calculado corretamente no momento da venda, o custo financeiro para “corrigir o caixa”, antecipando esses recebíveis, pode ser elevado demais, tornando aquela venda, que parecia ótima, em um negócio com prejuízo.
 
Quais dados devem ser monitorados
Quanto o planejamento é bem-feito e a necessidade de capital de giro e a precificação do produto são calculados de forma correta, a empresa terá um fluxo de caixa positivo e saudável e o empreendedor não ficará com aquela sensação de “onde está indo meu dinheiro”. Algumas métricas de capital de giro são importantes de serem monitoradas, como o prazo médio de pagamento, prazo médio de recebimento, dias de estoque e o ciclo financeiro, além da própria necessidade de capital de giro do negócio.
 
Se tiver dúvidas sobre a sua necessidade de Capital de Giro na sua empresa, conte com a Razonet! 
 
 
Odivan Carlos Cargnin
Co-fundador da Razonet

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, servindo conteúdos personalizados e analizando nosso tráfego para melhorar a performance. Clique no botão "Estou ciente e aceito" para consentir com nossa utilização de cookies.