O que é um ERP?

06/05/2022 às 17:31:40 • 5 min de leitura
O que é um ERP?
ERP pode ser um termo desconhecido por você que está iniciando essa leitura. Por mais que esse termo aparentemente não faça sentido, saiba que ele pode facilitar e muito a sua vida empreendedora.

Automatizar e agilizar os processos ficou mais fácil e é uma ótima solução para quem tem pequena, média ou grande empresa. O ERP pode alavancar o seu negócio e é importante inserir ele desde o início. Mas agora vamos ao que interessa: O que é um ERP e como funciona? Continue o artigo que vamos te contar tudo!
 
O que é um ERP?
O significado de ERP é Enterprise Resource Planning, na tradução é Sistema de Gestão Empresarial. É uma forma de integrar a gestão da sua empresa em uma única plataforma.

Um ERP automatiza os processos, ou seja, você não precisa fazer mais tanto trabalho manual (dê adeus as planilhas). Além disso, é uma forma de não ter retrabalho, ter mais agilidade no dia a dia e é um método seguro para compartilhar os dados da empresa.

Essa plataforma pode oferecer serviços de gestão financeira, gestão de estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas, gestão comercial, PDV online e muito mais. Quanto mais completo, melhor!

Em algumas plataformas é possível moldar de acordo com o seu negócio, podendo gerar relatórios e fazer o acompanhamento necessário. E alguns ainda contam com API’s, que são interfaces de programação de aplicações, ou seja, outros aplicativos podem ser integrados ao seu ERP para facilitar ainda mais a sua operação.

Um exemplo de um ERP? É a nossa parceira OMIE, eles possuem um sistema completo de gestão 100% online com implementação fácil, segurança, integridade de dados e com equipe de suporte.
 
Por que usar um sistema ERP na minha empresa?
Se você é novo no mundo dos negócios pode parecer não ser um bom investimento inicial, mas acredite, esse pode ser um divisor de águas. Um ERP pode te ajudar a organizar as informações da empresa, ter visão clara do andamento do seu negócio, ter o controle do que acontece em único lugar e ganhando muito mais tempo para focar em estratégias de evolução.

Ah, ao longo do processo você vai perceber que esse é um investimento baixo comparado a produtividade e facilidade que você terá. Já pensou ter que fazer lançamentos manuais em planilhas e ter o controle manual das vendas? Com um ERP tudo isso é automatizado e fica fácil saber como está o seu negócio! 

Sem falar que a tomada de decisões será mais assertiva, pois será possível ter uma análise melhor, acompanhamento diário, evitar falhas e ter mais tempo para ficar à frente do mercado.

Estamos falando aqui na importância de um ERP, mas talvez a sua empresa não tenha a necessidade de um sistema de gestão completa, por isso, analise o momento do seu negócio. Identifique quais são as necessidades e as demandas, se você possui equipamentos necessários, o número de usuários permitidos no ERP e, claro, o seu orçamento!
 
Mas como saber se o ERP é seguro e confiável?
Pesquise muito esse mercado, conheça o máximo de sistemas que você puder e pergunte! Saiba quais serviços vão oferecer, como será a implantação do sistema, se terá suporte após ela, ah... e cuidado com os adicionais!
Outro fator importante na hora de implementar um sistema ERP é treinar quem vai utilizar no dia a dia. É fundamental que seja um treinamento completo e que a pessoa não tenha dúvidas na hora de utilizar, pois isso poupará tempo e dinheiro para o seu negócio. E, ao final do processo, certifique-se que tudo está funcionando corretamente.

Esperamos que tenha gostado do assunto de hoje e se você gostou, já sabe né?! Compartilhe com seus amigos! :) 

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, servindo conteúdos personalizados e analizando nosso tráfego para melhorar a performance. Clique no botão "Estou ciente e aceito" para consentir com nossa utilização de cookies.