Como contratar um empregado: um guia prático

06/05/2022 às 14:14:57 • 5 min de leitura
Como contratar um empregado: um guia prático
Você está abrindo uma empresa ou ela está crescendo e está na hora de contratar empregados? No artigo desta semana vamos te dar uma mãozinha e ajudar a descomplicar este assunto.

Já que estamos no auge do verão vamos utilizar um exemplo saboroso e refrescante para te ajudar a entender mais sobre o processo de contratação de um empregado. Alguém dá um palpite? É roxo e costuma ter acompanhamento para deixar ainda mais delicioso! (hmmm)

Acertou quem falou açaí! Rsrs Teca açaí é uma empresa localizada na CIC (Cidade Industrial), em Curitiba, PR. Carlos, dono da empresa, está programando o início de suas atividades para o próximo mês, mas sozinho ele sabe que não vai dar conta, por isso precisa contratar um empregado.

Carlos nunca teve uma empresa e, claro, nunca precisou contratar empregados! E agora? O que fazer? Como selecionar? Quais documentos preciso? Respira fundo e continue a leitura!

Processo de seleção do empregado
O primeiro passo é o processo de seleção, onde você precisa entrevistar os seus candidatos e selecionar um deles para a vaga. Vamos ao exemplo!

Carlos, precisa de um atendente para preparar o açaí e servir ao cliente, portanto, é importante que este candidato tenha uma certa experiência com o público, com atendimento e melhor ainda se for uma experiência como atendente, assim ele aprende o serviço mais rápido!

A divulgação da vaga fica a seu critério, podendo ser pelas redes sociais, sites de notícias locais, entre outros.
Muito bem, 50 candidatos mostraram interesse na vaga, mas fique atento(a) e não se empolgue! (rsrs) Nem todos os candidatos se adaptam à sua vaga, por isso você precisa fazer uma pré-análise por meio dos currículos enviados. Verificar a experiência profissional, a idade, vale até dar uma olhadinha nas redes sociais para conferir o perfil deste possível empregado.
Após este processo selecione os melhores para a entrevista! Na conversa fique atento(a) ao máximo para identificar o perfil desta pessoa, se ela está falando a verdade, se está transmitindo confiança e, claro, se ela sabe se comunicar bem, afinal, a vaga é para atendimento ao público.

Exame admissional do empregado
Após a seleção você deve encaminhar o candidato selecionado para realizar o exame médico admissional (em uma empresa de segurança e medicina do trabalho).

Feito isso, entre em contato com a Razonet, informe sobre a nova contratação que nós iremos providenciar toda a documentação necessária e orientar como colher as assinaturas e registrar a CTPS.

Tanto a contratação em documentos quanto o exame devem ser feitos pelo menos 1 dia antes de o contratado começar a trabalhar na empresa.

Prontinho, a contratação foi realizada com sucesso! :D

Quantidade de contrações de empregados
Se surgir a necessidade, Carlos pode contratar mais um empregado?

No caso da empresa da empresa do Carlos, que não se enquadra como MEI e tem faturamento de até R$ 3,6 milhões ao ano, ou seja, se encaixa com uma empresa optante pelo Simples Nacional, não há um limite de contratação, portanto, pode contratar mais que um empregado e sem limitação de salário.  

Agora, se você é um MEI (Microempreendedor Individual), pode ter apenas 1 empregado ganhando até um salário mínimo ou o piso salarial da categoria.

E aí, gostou do artigo? Deixei seu comentário e conte com a Razonet para te auxiliar com os documentos necessários, contrato de trabalho e regras trabalhistas. Fale com a Razonet! (:

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, servindo conteúdos personalizados e analizando nosso tráfego para melhorar a performance. Clique no botão "Estou ciente e aceito" para consentir com nossa utilização de cookies.