Inbound e Outbound: como aplicar na minha empresa?

06/05/2022 às 10:54:08 • 11 min de leitura
Inbound e Outbound: como aplicar na minha empresa?
Existem dois conceitos que podem ser trabalhados no marketing da sua empresa, o Inbound e Outbound Marketing, os nomes assustam um pouquinho, não é mesmo? Mas fique tranquilo! Neste artigo vou te explicar o que significam e como podem ser utilizados facilmente para conquistar clientes para sua empresa.

No último artigo falamos sobre a fidelização de nossos clientes e plataformas que existem para nos auxiliar neste processo. Desta vez, vamos um pouco mais a fundo, compreender um conceito de atração e fidelização de clientes na prática e a ideia de levar o cliente até a sua empresa, usando metodologia mais tradicional mesmo como, por exemplo, entregar folhetos, propaganda na rádio, etc. Essas práticas chamam-se Inbound e Outbound Marketing, respectivamente.

Um restaurante novo na cidade está em busca de novos clientes, mas ainda não sabe qual é a melhor forma, atrair ou buscar clientes. Ficou confuso? Deixa eu te explicar melhor. 

Atrair clientes: Inbound Marketing
Esse conceito está totalmente aliado à atração do cliente, ou seja, o nosso querido funil de vendas. Se você ainda não ouviu falar neste conceito continue lendo este artigo, tenho certeza que irá auxiliar muito na prospecção de clientes para sua empresa.

Vamos a um exemplo para compreendermos melhor cada fase desse processo, assim você poderá aplicar no seu negócio.
Vamos imaginar um restaurante que serve comida caseira de segunda a segunda. A empresa está localizada no centro da cidade, então, seu objetivo é atrair os trabalhadores que não vão para suas casas almoçar, aqueles que optam por comer perto do trabalho mesmo. E nada melhor que uma comida caseira para uma refeição tão importante do dia, não é mesmo?
O Inbound trabalha com técnicas de atrair o público, ou seja, atrair o cliente para que ele busque a empresa. Neste caso, podemos iniciar com uma publicação nas redes sociais, aquela que fala da comida saborosa e caseira do restaurante Cantinho da Vovó. Uma imagem de um prato com a novidade do dia e aquela fumaçinha dando a entender que acabou de sair do fogo, da até para sentir o sabor da comida, mesmo que nem tenha experimentado ainda.

Esse post, como chamamos a publicação, irá chamar a atenção daquela pessoa que já está cansada de almoçar em um restaurante com comida nada caseira e está procurando uma comida tão saborosa quanto aquela da imagem. Sem contar que o preço chamou bastante atenção.

A Sofia, que viu a imagem e ficou interessada no restaurante, entra em contato para saber sobre um plano mensal e assim economizar um pouquinho no final do mês. Ela envia uma mensagem do Whats App da empresa, tendo retorno logo em seguida com uma tabela de preços. Pronto, o restaurante, Cantinho da Vovó, já tem o contato da cliente, poderá manter relacionamento com ela e enviar o cardápio do dia, por exemplo.

Lembre-se, sempre, não é porque ela precisa de um restaurante para almoçar todos os dias que você não precisa fazer esforços para manter essa cliente. Além da comida, o atendimento, o contato com a pessoa faz toda a diferença para que ela continue almoçando todos os dias no seu restaurante.

A Sofia fica feliz com o plano mensal que recebeu, então, decide fazer um experimento de uma semana, para saber se irá gostar do tempero da comida e se adaptar até o tempo de sair da sua empresa e chegar ao restaurante, afinal, ela tem apenas uma hora para ir até o restaurante, almoçar e retornar ao trabalho.

Nesta semana a Sofia adorou o tempero da comida, ficou muito satisfeita com o atendimento e ainda recebeu mensagens pedindo se a refeição estava saborosa e se tinha sugestões do que gostaria de comer na próxima semana. Até um e-mail recebeu com os benefícios da comida caseira para uma vida saudável, uma dica para tomar muita água durante o dia, afinal, também ajuda a hidratar e mantê-la mais saudável.

Quando a Sofia iria imaginar que um restaurante ia ser tão atencioso e oferecer tantas informações relevantes para a saúde dela, e mais, ainda pedir sugestões do que ela gostaria de experimentar na próxima semana? 
Cliente atraída e fidelizada com sucesso!

Quem sabe pedir um feedback para a Sofia possa auxiliar na melhoria dos processos do funil de vendas, pois a cada cliente e a todo o momento as ações precisam mudar, atualizar e chamar a atenção, para que a próxima Sofia vá até a sua empresa.

Trazer o cliente para a empresa: Outbound Marketing
Este conceito está mais ligado ao marketing tradicional, ou seja, aquela propaganda que você escuta no rádio convidando para conhecer o novo restaurante caseiro da cidade. Neste caso a empresa vai até você, chama para conhecer e experimentar a comida caseira do restaurante Cantinho da Vovó.

A Sofia escuta rádio durante o dia no seu trabalho, então, perto do meio dia o locutor anuncia o novo restaurante da cidade com comida caseira. Sofia, que já está cansada de comer no restaurante da esquina, resolve fazer uma visita neste dia, ir até o restaurante e experimentar a tal da comida caseira que o locutor estava falando na rádio.

Outra forma de trazer o cliente até a empresa é a panfletagem realizada na frente do restaurante, que é caminho do atual restaurante que a Sofia almoça. Em destaque uma imagem de comida caseira com uma promoção imperdível da semana.

Investimento Inbound x Outbound
No Inbound o investimento é menor, pois você faz uso das mídias digitais para atrair seu público e fazer com que ele saiba mais sobre você. Se a mídia for patrocinada, por exemplo, ainda assim será um investimento menor, comparado às mídias offline, como outdoor, spot para veiculação em rádio, etc.

Aqui além de atrair seu cliente a realização da compra, aumenta o nível de tráfego do seu site, por isso é muito importante manter sempre atualizado, com dicas importantes que sejam relevantes ao seu público e até mesmo criar conteúdos com canais de conversão, ou seja, transformando seu visitante em um contato para sua empresa.

- E como posso fazer isso?

Podemos utilizar formulários e Landing Pages que servem para colher as informações importantes para manter o contato daquela pessoa, como e-mail, telefone, etc. Em troca dessas informações você oferece a ela um material completo sobre receitas para os finais de semana na sua casa, por exemplo.

Uma plataforma que você pode realizar esses formulários e Landing Pages é a RD Station Marketing.

Já o Outbound Marketing acaba se tornando um pouco mais caro. Afinal, panfletos, outdoor, propaganda em rádio e TV são custos mais elevados. Além disso, para a realização de alguns desses materiais também exige um custo elevado, como equipamentos, cenários, personagens, locução e outros.

Atrair ou trazer clientes para minha empresa?
- Mas como faço para saber qual tipo de mídia devo utilizar na minha empresa?

Isso tudo está relacionado ao tipo de serviço ou produto que você oferece, a cultura da cidade que sua empresa está inserida, os clientes que possui, etc. Se o seu público for composto por jovens, por exemplo, antenados nas redes sociais, certamente o melhor caminho será por meio da atração, o Inbound Marketing. Você irá capturá-lo por meio de publicações nas redes sociais e manter relacionamento com ele, afinal, ele está no Facebook e Instagram boa parte do seu dia e se você conseguir atrair a atenção dele, ele irá ate você.

Mas se o seu cliente é aquele público que está acostumado a ouvir rádio todas as manhãs e acompanhar as notícias locais da sua cidade, por exemplo, é melhor investir em uma mídia offline mesmo, o Outbound, trazer o cliente para sua empresa.
Na escolha desses conceitos também é preciso analisar qual deles terá mais retorno para sua empresa. Por isso, talvez uma opção seja mesclar, utilizar algumas ações Inbound e outras de Outbound.

Para seguir com esses processos você precisa antes compreender alguns assuntos, como:

- A arte da conquista: técnicas para encantar meu cliente!
- Estratégias de marketing digital para empresas: ações para atrair clientes!
- Estratégias de vendas: quais aplicar?
- Há qualidade de produtos e serviços na minha empresa?

Se você realizar todos os processos acima está apto para identificar e aplicar o Inbound e Outbound no seu negócio.
A sua empresa precisa de muitos cuidados, não é mesmo?

Além de todas as tarefas do dia a dia, você ainda precisa atrair clientes e muitas vezes não tem como contratar uma agência ou um profissional que realize essas tarefas. Por isso, é muito importante que leia esses assuntos sobre inbound e outbound atentamente, contém muitas dicas que podem ser aplicadas a sua empresa.

Mas se o assunto for a parte chata e burocrática de contabilidade, você pode ficar tranquilo! Estamos aqui para realizar os processos contábeis com suporte dos nossos especialistas. Entre contato conosco e saiba mais sobre os serviços e nosso app.

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